quarta-feira, 6 de junho de 2012

Para que serve o poder?

"Eu tenho o poder!" Aprendi com meu saudoso pai ainda criança que ficasse sempre atenta quando ouvisse essa frase. Ao questionar por que? Ele respondia: quem precisa afirmar para o outro que tem poder, não entendeu nada da vida. E continuava, aprenda, quem tem poder é só Deus. Esse sim possui o verdadeiro poder, ele é o grande Criador de toda essa realidade que nos cerca. Agora, homens e mulheres que exercem funções seja na "Casa", no emprego, enfim, na sociedade recebem desse Criador a missão de administrarem no mundo como coadjuvantes dessa criação. Esse Criador que meu pai me ensinou a chamar de Deus, é o mesmo de Abrão, Isaac e Jesus de Nazaré. Aprendi ao poucos, ao longo da vida que esse poder que pensamos possuir nos foi dado para irradiar o bem onde estamos de tal forma que o mundo perceba que esse poder faz a diferença para um mundo justo e solidário, onde a justiça prevaleça. Nesta vigília da Festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus peçamos a graça de não nos escondermos atrás das funções que exercemos para oprimir, desacatar e ignorar capacidades que outros semelhantes possuam. Aliás, guardadas as proporções, nesta semana a Rainha Elizabeth II demonstrou que o poder é um serviço. Entendo que muitos de nós que pensamos ter uma função social, somos mais poderosos do que nossos jovens ou idosos que frequentam ou participam de atividades sociais, políticas ou religiosas. Quando experimento realidades inflacionadas de "poder" recordo-me de um grande amigo que foi para o céu que um dia me consolou com essa pérola: "fique tranquila ninguém engana a vida toda". Parece bobagem, mas essa frase me anima e alimenta minha Esperança. Entrego pra Deus, afinal, acredito que Ele é o dono de tudo. Na hora certa sua mão poderosa e seu coração misericordioso vão agir, enquanto isso não acontece, no silêncio do meu coração ou nos meios de comunicação vou orando: Jesus, eu confio em vós!

Nenhum comentário :

Postar um comentário