sexta-feira, 29 de junho de 2012

São Pedro e São Paulo

São Pedro e São Paulo
Ao celebrar São Pedro e São Paulo que representam duas vocações na Igreja, a liturgia destaca dimensões que se complementam. Com certeza podemos afirmar que são os fundadores da Igreja universal. Esses pilares da Igreja representam  "carismas" sempre necessários para a instituição; a responsabilidade administrativa e a criatividade missionária, como nos ensina Padre Johan Konings, em seu livro, Espírito e Mensagem da Liturgia Dominical, publicado pela Editora Vozes de Petrópolis.
No Brasil, esta celebração acontece no domingo, neste 2012, no dia primeiro de julho.
Importante destacar que nesta festa comemora-se o dia do Papa. Em todas as igrejas e oratórios, mesmo dos mosteiros, conventos e colégios  esta festa deve ser celebrada com pregações e orações que traduzam amor, veneração, respeito e obediência ao Vigário de Cristo na terra, Cabeça da Santa Igreja Universal, e com piedosas e generosas ofertas para o ÓBULO DE SÃO PEDRO.
O Óbulo de São Pedro resultado de doações do mundo inteiro é enviado para o Papa que destina para as comunidades carentes economicamente.
Para essa celebração a liturgia destaca uma Missa para a vigilia, com os seguintes textos bíblicos: Atos 3,1-10; Salmo 18A(19); Gálatas 1,11-20; João 21,15-19. Aprendemos com esses textos que "os apóstolos continuam a missão do Senhor: curar e libertar dos males e pregar o evangelho. Graças à sua fidelidade, Pedro é chamado a conduzir os seguidores de Jesus" . Já na celebração do dia, chamada de Missa do Dia, os textos biblicos destacam a perseguição por causa do evangelho que fez parte da história das primeiras comunidades cristãs. Pedro e Paulo passaram por essas perseguições e foram martirizados. Os textos bíblicos destacam como viveram e gastaram suas vidas para hoje em pleno século XXI conhecessemos Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus. Tire um tempo, tome sua Bíblia e leia os textos a seguir: Atos 12,1-11; Salmo 33(34); 2 Timóteo 4,6-8.17-18; Mateus 16,13-19.
Nesta celebração de São Pedro e São Paulo somos convidados a rezar pelas intenções do Papa, Bento XVI.
Aproveito para cumprimentar todos e todas batizados como Pedro ou Paulo, Pedrina ou Paula. Deus nos abençoe. Shalom!

3 comentários :

  1. Assim como o santo anjo do Senhor conduziu Pedro para fora do cárcere (Atos 12,1-11), rezamos pra que sejam conduzidas todas as pessoas presas em obsessões, escravas de vícios e pecados, rumo à liberdade iluminada por Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Ó Deus, que hoje nos concedeis a alegria de festejar são Pedro e São Paulo, concedei à vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes apóstolos que nos deram as primícias da fé. por nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Compartilho um trecho da Vida de Santo Inácio de Loyola que me tocou profundamente esta semana: em dado momento da vida, Inácio fez esta reflexão (plagiada em nossos dia por Barack Obama - yes, we can): "O que São Francisco Faria? Como São Domingos reagiria nesta situação? Se eles fizeram um tanto, farei mais que eles; se eles conseguiram, também consigo!" Acho que é este espírito que devemos ter ao celebrar a vida de São Pedro e São Paulo.

    ResponderExcluir