quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dia dos avós

26 De Julho - dia dos avós

Agradeço a todos que me fizeram companhia ontem, um dia especial para quem escreve. Hoje minha gratidão a todos os avós, pais com açucar como costumam ser adjetivados.
Posso falar por mim, não conheci minha avó paterna, nem meu avô materno, faleceram antes do meu nascimento. Mas recordo com carinho da mãe de minha mãe, Dona Maria Antonia do Nascimento, mulher de fibra que cuidou da minha vida com muito carinho, quando perdi minha mãe, tinha um ano e dez meses. O pai de meu pai, Senhor Raimundo Rolim, homem simples, morava distante da nossa casa, mas, cada dois meses aparecia para nos visitar. Importante destacar que sempre vinha a nossa casa, quando acontecia as festas da padroeira, ou quando tinha algum Circo se apresentando na Cidade. A noite, depois do jantar, ela fazia questão de me levar para ver o espetáculo. Com seu jeito simples me ensinou que aquilo era arte, mas também era uma modalidade utilizada para distrair o povo. Quanta saudade  tenho desses dois, foram meus padrinhos de Batismo. Que o bom Deus sufrague suas almas onde estiverem.
Antes de concluir quero registrar o porque desta comemoração em homenagem aos avós.
 Na tradição cristã, no 26 de julho, se faz memória dos pais de Maria de Nazaré, a mãe de Jesus, o Cristo de Deus, que os primeiros cristãos também chamam de mãe. Conclusão, se Maria é mãe dos cristãos, seus pais são os avós de Jesus. E como somos irmãos de Jesus, seus avós são também nossos . 
Diante dessa festa liturgica dos pais de Nossa Senhora, convencionou-se celebrar nessa dia os demais avós, e somos convidados a refletir sobre a realidade de nossos idosos.
Concluindo oremos a prece deste dia:
Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a são Joaquim e santa Ana a graça de darem a vida à mãe do vosso Filho, Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive e reina, pelos seculos. Amém. 
São Joaquim e santa Ana, rogai por nós!

Nenhum comentário :

Postar um comentário