quinta-feira, 6 de junho de 2013

Sagrado Coração de Jesus

Neste ano de 2013, o mundo cristão católico celebra a festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus no dia 07 de junho.
Importante gravar em nosso coração que está festa trata-se de uma festa móvel, ou seja, não tem uma data fixa, pois a mesma acontece sempre na segunda sexta feira depois da festa do Corpo e Sangue de Cristo.
Esta festa tem sua origem em 1673, dia 27 de dezembro, quando Jesus aparece a Santa Margarida Maria Alacoque, e fazendo-a repousar longamente sobre seu Divino Coração e abrindo-lhe pela primeira vez, disse-lhe: "Meu Divino Coração está apaixonado de amor pelos homens, por ti em particular, que, não podendo mais conter em si mesmo as chamas de seu Divino Coração e abrindo-lho as propague por teu intermédio". Dizem os biógrafos que depois Jesus mostrou-lhe o Sagrado Coração, encimado por uma cruz e cercado de espinhos, revelando-lhe que essa cruz aí fora plantada desde o primeiro instante da Encarnação.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, consiste em atender os pedidos de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, desde a veneração da Imagem do Sagrado Coração de Jesus, conforme a descrição por ela feita a sua Superiora e apoiada pelo seu diretor espiritual e a participação de Missa sem interrupção, em nove primeiras sextas feira do mês.
A devoção fundamenta sua espiritualidade na Doze Promessas, conforme nos ensina Santa Margarida Maria, posteriormente chancelada pelo magistério da Igreja.
Não tenho ouro nem prata para te dar, mas compartilho com você as doze promessas.
DOZE PROMESSAS
1. A minha bênção permanecerá sobres as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração.
2. Eu darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.
3. Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias.
4. Eu as consolarei em todas as aflições.
5. Serei seu refúgio seguro na vida, e principalmente na hora da morte.
6. Lançarei bênçãos abundantes sobre todos os seus trabalhos e empreendimentos.
7. Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias.
8. As almas tíbias (mornas) se tornarão fervorosas pela prática dessa devoção.
9. As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição.
10. Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais empedernidos.
11.As pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes inscritos para sempre no meu Coração.
12. A todos os que comungarem nas primeiras sextas feira de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna.
Textos bíblicos desta festa:
a) Ezequiel 34,11-16
b) Salmo 22(23)
c) Romanos 5,5-11
d) Lucas 15,3-7: Naquele tempo, Jesus contou aos escribas esta parábola: "Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' Eu vos digo, assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão".
Obrigada por me fazer companhia até aqui, oremos com fé e confiança: Sagrado Coração de Jesus, fazei meu coração semelhante ao vosso. Creio que para Ti nada é impossível. Amém.
Boa festa do Sagrado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário